sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A Salada de Maçã

A cozinha não é a minha praia, mas tenho feito esta deliciosa salada, de minha autoria, e é absolutamente viciante!



Esta salada de maçã teve origem num dia em que não havia cá em casa alface, tomate ou algo parecido e queria mesmo acompanhar a refeição com uma salada. A minha sogra costuma cortar uma maçã e colocá-la na salada de alface. Vi um monte de maçãs na fruteira e pensei: "Uma salada só de maçã... Com nozes e passas... Ou amêndoas... Why not?". Pronto, foi assim!

Corto duas maçãs pequenas, junto um punhado de corintos e outro de amêndoas laminadas, tempero com vinagre balsâmico, azeite, orégãos e manjericão secos, um nadinha de sal e misturo tudo. 

É rápido e delicioso! Livre de produtos animais, sem glúten... E deve ser uma boa ideia para um acompanhamento num jantar de amigos. Experimentem! ;)

Ana.


sábado, 6 de dezembro de 2014

Shopping de Hair Care

(Este post é de 9 de Novembro de 2014!)

Fui à farmácia comprar champô, vim de lá com mais umas coisinhas... :)




Comecemos pelo champô de peónia da Klorane, para couros cabeludos sensíveis: a dada altura, desenvolvi um severo problema de escamação no couro cabeludo, sem perceber bem porquê. Como devem imaginar, não há nada de bom em ter peles secas a cair da cabeça, quais flocos de neve... Estava a desesperar, confesso. Não me foi recomendado por ninguém, olhei para ele na farmácia e decidi experimentar. Foi eficaz e continuo a utilizá-lo. 

Se ainda não ouviram nas notícias, aqui para os meus lados, está confirmado um surto de legionella, de origem ainda desconhecida. Segundo aos autoridades, os duches devem ser evitados, por precaução (devido ao vapor). Costumo utilizar champô seco, mas nesta altura acredito que dê especial jeito. 

Por sugestão da Anita, vou experimentar o champô seco da Klorane com extracto de urtiga, para cabelos oleosos. Gosto muito dos champôs secos da Batiste que, infelizmente, não se vendem por cá. Procurei outras marcas e, até agora, só experimentei o da Syoss, que encontrarão em qualquer hipermercado e não sendo fantástico, safa.




As escovas Tangle Teezer já não são novidade para ninguém, mas a verdade é que nunca experimentei nenhuma e desde que apareceram que penso em fazê-lo. Já me tinham dito que cumpria o que prometia e eu confirmo! Desembaraça o cabelo numa só passagem, além de ser ergonómica e super-gira! 

Atenção: o meu cabelo embaraça muito facilmente, apesar de ser liso; de qualquer modo, haverá por aí muita gente com cabelos mais problemáticos do que o meu nesta matéria e para os quais esta escova pode não funcionar tão maravilhosamente... é uma questão de experimentar! 

Para terminar, os hair rings da Invisibobble, que toda a gente já tinha experimentado, menos eu. Sobre estes tinha menos curiosidade do que tinha sobre a Tangle T
eezer, mas já que estava em maré de me actualizar em coisas para o cabelo, why not
Estou neste momento a testar o "fio do telefone", como diz o meu marido, embora também tenha já um feedback positivo sobre ele. 
Por curiosidade, fui ao website da marca e têm uma secção com tutoriais (bons para quem tem um cabelão igual ao da senhora alemã dos vídeos...).

And, that's all for now... Boa semana!


Ana.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Conforto vs. Descuido (parte II)

Ora, boa tarde! 

Continuando a conversa de ontem, sobre como ter "bom ar", estar confortável e não fugir ao orçamento, garanto-vos que não é impossível. Partindo do princípio, claro, que têm um compromisso diário de ter um tempo só vosso

Transportes públicos, calçada portuguesa, frio, chuva, correrias...podemos conjugar o bom aspecto com isto tudo? Sim, vejam como, em seis passos:

Quente, mas sem parecer uma chouriça

Deus nos livre disso...

Optem por malhas finas e conjuguem com um casaco, tipo sobretudo. São quentes e elegantes, conferindo um ar sofisticado em segundos. 




Reservem as malhas grossas para dias de frio menos rigorosos, usando apenas uma capa/manta por cima.

Despir as calças

Porque não trocar as calças de sempre por um vestido ou uma saia? O look fica logo mais feminino!

Para não "cortar" a silhueta, apostem em saias ou vestidos da cor dos collants e do calçado. O preto é sempre uma opção segura, conjugado com um casaco ou outro apontamento de cor.

Lenços e cachecóis

Podem ser o ponto de cor do vosso look, ao mesmo tempo que vos mantêm quentes.

Sapatos rasos

Para quem não tem a sorte de conseguir entrar numas botas de cano alto rasas, optem por uns botins rasos - são igualmente confortáveis e elegantes.

Os brogues e oxfords estão in e também são uma boa opção, existindo para todos os gostos:




A casa às costas?

Escolham uma mala clássica que permita ser posta à tiracolo mas também ser usada na mão em momentos de maior descontração.

Convém que tenha espaço para o que precisam, mas não demasiado, senão acaba sempre por levar mais qualquer coisinha...

Para quem anda de computador portátil atrás, uma mochila adequada é sempre uma boa opção, pois deixa as mãos livres e distribui o peso de forma equilibrada.

Maquilhagem: mais vale pouca do que nenhuma

Após a hidratação, que no Inverno se quer reforçada, invistam uns minutos nesta pequena rotina de maquilhagem:

* creme BB
* corrector de olheiras
* blush nas maçãs do rosto
* máscara de pestanas (usem revirador antes da aplicação, para melhor efeito)

É preferível que façam apenas isto do que nada. Fará toda a diferença pois é o suficiente para uniformizar a pele e abrir o olhar.

Ana.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Conforto vs. Descuido (parte I)

Há dias, a propósito de um post feito no Facebook pela autora do Eu, Tu e os Meus Sapatos sobre o aspecto descuidado que predominava na massa feminina com a qual a rapariga se cruzara nessa manhã, deu-me vontade de escrever sobre o assunto. Concordo com ela a 100%! É triste ver que, em centenas de pessoas (não falo de mulheres em particular) com as quais nos cruzamos diariamente, é difícil encontrar alguém com “boa pinta”, com um ar feliz e saudável, arranjado com simplicidade mas com gosto...

Escusado será dizer que foi bombardeada com acusações do estilo “há pessoas a morrer a fome, como é que vão pensar no que vão vestir?” ou “vives uma realidade privilegiada, por isso consideras andar arranjado importante/achas que toda a gente se pode arranjar como tu!” e por aí a baixo... Também houve alguns “eu gosto de andar quente e confortável, serei descuidada por isso?!”.

Sobre o primeiro grupo de comentários:

1) O aspecto de cada um não é avaliado exclusivamente nos círculos privilegiados. Todos julgamos e todos somos julgados pela embalagem! E, sem dúvida, esse facto vai abrir, ou fechar, muitas portas a toda a gente ao longo da vida.

2) Salvo em casos de pobreza extrema, todas as pessoas têm a oportunidade de escolher a sua roupa e vão às compras, mesmo que não o façam com a frequência que desejariam.

Sendo que hoje em dia existem cada vez mais opções actuais, variedade de tamanhos, roupa para agradar a todos os estilos, cremes, maquilhagem e afins a preços mais acessíveis, a par com cada vez mais informação em revistas, sites e blogues, repletos de dicas, truques para poupar tempo nas rotinas de beleza, imagens a servir de inspiração, frases motivadoras... Deveríamos cruzar-nos com cada vez mais pessoas com bom ar, daquelas que dá gosto ver, com estilo, que também nos inspiram...mas não.



Posto isto, fico com a sensação de que a maior parte destas pessoas, e agora vou referir-me às mulheres em particular, anda cansada, desanimada, deprimida, quiçá! Não acredito que não gostem de se arranjar, que odeiem roupa, que não suportem uma ida ao cabeleireiro ou que detestem uma maquilhagem que as deixe mais bonitas. Simplesmente, acho que lhes é exigido demais: trabalho, casa, filhos, sabe Deus o que mais... Certamente sem a ajuda dos companheiros ou maridos. Assim não há paciência nem tempo para o que quer que seja em prol de si próprias! É aqui que a questão se torna mais séria: as mulheres não devem permitir que se continue a perpetuar esta ideia instituída de que temos de fazer tudo e que cuidar de nós é secundário. Imagino que muitas de nós se sintam mal ao deixar a cozinha por arrumar para se maquilharem antes de sair. Há mais gente em casa, não há?! Hello... 
Eu sei que isto não é fácil de mudar, que é tema delicado... Mas ponho as mãos no fogo em como por trás desta negligência, mais do que a carência financeira, está a anulação destas mulheres que se sentem na obrigação de carregar o mundo às costas. 

É fácil assumir que quem tem mais dinheiro pode comprar mais e ter sempre um óptimo aspecto, mas talvez seja mais porque o dinheiro permite ter empregados, pagar a quem faça as coisas chatas e ficar com mais tempo livre para investir em si. Sinceramente, acho mesmo que o que falta à maioria das mulheres é tempo exclusivamente seu!

Sobre o segundo grupo de comentários fica para amanhã. Vão ver que há maneiras de estar confortável, quente e gira sem um grande orçamento... ;)

Ana.